"Se Deus não perdoasse, o paraíso ficaria vazio"

 


CIDADE DE APARECIDA

                                       

                                                                                                     BRASÃO                                                                                        BANDEIRA

A região do Alto Vale do Paraíba foi formada, em grande, parte por tropeiros que seguiam viagem para outros estados brasileiros. A produção do café teve destaque durante muitos anos, mas atualmente, a agropecuária e o comércio são as principais atividades da região.
Distante 160 Km da cidade de São Paulo, a cidade de Aparecida tornou-se conhecida devido a sua importância religiosa, e hoje é chamada de “Capital Mariana da Fé”. O nome da cidade foi dado em homenagem a Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Padroeira do Brasil.
Por Volta de 1745, para abrigar a Imagem Santa, foi construída a capela do Morro dos Coqueiros. Nasce então, a cidade de Aparecida. Como era crescente número de fiéis que visitava o local, fez-se necessário a construção de uma igreja maior, concluída em 1888, e conhecida atualmente como "Basílica Velha".
Finalmente em 1928, a vila que se formou ao redor da capela foi emancipada de Guaratinguetá. Atualmente, Aparecida recebe cerca de 8 milhões de romeiros por ano. Aparecida é o maior centro de peregrinação religiosa da América Latina.
 
Sua população é de 34.904 habitantes, segundo o Censo 2000 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Além dos templos religiosos, a cidade também reúne atrações como parque temático, aquário e museus.
Dentre os eventos locais, destacam-se a Festa de Nossa Senhora Aparecida, no dia 12 de outubro, que reúne mais 100 mil fiéis, e a Festa de São Benedito, que conta com a apresentação de diversos grupos folclóricos.
         

PONTOS TURÍSTICOS DE APARECIDA - SP                         TERRA DA PADROEIRA DO BRASIL

                   

      BASÍLICA NOVA            BASILICA VELHA            CRUZEIRO           CENTRO DE APOIO AOS ROMEIROS         VILA VICENTINA

              

                                                                            MIRANTES DAS PEDRAS               PASSARELA                    IGREJA DE SÃO BENEDITO       PORTO ITAGUAÇU

IGREJA DE SÃO GERALDO